segunda-feira, 29 de março de 2010

Na Conferência do DF venceu a democracia!

Em inúmeros textos evidenciamos o desespero político da candidatura de Martiniano Cavalcante. Primeiro tratou-se dos ataques despolitizados contra Babá e Plínio após a derrota que sofreu na linha de apoiar Marina. Em seguida Martiniano protagonizou inúmeras baixarias nos debates, sendo um dos piores o de Pernambuco, além das calunias sem nenhum argumento político. Agora os apoiadores da candidatura de Martiniano, no afã de continuar os ataques à CST e a pré-candidatura do companheiro Babá, mais uma vez escrevem mentiras e desrespeitam os militantes que constroem essa candidatura e também cotidianamente o PSOL. Essa postura tem sido uma constante contra a pré-candidatura do companheiro Babá, como também, contra a pré-candidatura de Plínio e a outros dirigentes do PSOL.

Os companheiros em sua nota sobre o DF mentem tentando passar de forma distorcida fatos que não ocorreram na vitoriosa Conferência do PSOL-DF.

Os Fatos:

*A conferência do DF.

A conferência do DF contou com a participação de 215 filiados. Foi uma conferência que discutiu o programa das pré-candidaturas. Na plenária tinham companheiros das várias cidades do DF e companheiros que estavam na luta do FORA ARRUDA, greve da UnB, metroviários, professores, bancários e etc. Depois da apresentação das três pré-candidaturas e aberturas paras as inscrições o plenário deliberou que ocorreria a escolha dos delegados a conferencia Estadual.

*A escolha dos delegados

Depois das defesas foram montadas três chapas que representavam Babá, Plínio e Martiniano, respectivamente, onde o resultado foi o seguinte:

Martiniano: 98

Plínio: 91

Babá: 26

Total: 215

*Os delegados à conferência Estadual:

Martiniano: 10 delegados

Plínio: 09 delegados

Babá: 03 delegados

Total: 22 delegados

*A pré-candidatura de Martiniano tenta mudar as regras

Para surpresa dos presentes os companheiros do MES/MTL, apoiadores de Martiniano, depois de indicar os seus delegados e assinarem a ata, de forma oportuna, propuseram mudar as regras para escolher os delegados nacionais tentando passar por cima da decisão soberana do plenário. E mais uma vez, repetindo o que os companheiros fizeram no congresso nacional do PSOL e na reunião da executiva, ameaçaram se retirar da conferência. Abstiveram-se na votação para decidir se tirariam os delegados, mas logo em seguida, reconheceram a legalidade da conferência escolhendo o seu delegado. Essa ação desmoralizou os companheiros que depois de aprovarem em plenário a instalação da conferência estadual tentaram na imposição e ameaça se retirar, o que significa passar em cima da sua própria base que votou na política de instalação da conferência.

*A Unidade dos delegados de Babá e Plínio foi fundamental para garantir a democracia.

Dessa vez os companheiros não conseguiram levar no tapetão graças à unidade dos delegados da pré-candidatura de Babá e Plínio, que apesar de suas diferenças políticas, deram um grande exemplo garantindo a democracia e a vontade da base partidária que queria a instalação da conferência estadual. Essa unidade não é ressaltada pelos companheiros da pré-candidatura de Martiniano, que isolados e minoria no PSOL, vem tentando através de golpes, manobras e mentiras destruir o PSOL e evitar o debate democrático. Ou seja, o que aconteceu foi a montagem de uma chapa com 12 delegados ( 9 de Plínio e 03 Babá) em prol da unidade e democracia no PSOL, contra o seqüestro do site e de condenação a política que os companheiros da candidatura de Martiniano vem aplicando no partido. Sendo assim essa maioria teve o direito de tirar 2 delegados à conferência nacional que democraticamente foi distribuído um para cada pré-candidatura.

Hoje no PSOL o esforço de construir a unidade, que não significa deixar de reconhecer as diferenças, é atacado pelos companheiros da candidatura de Martiniano que na prática stalinista da mentira e desqualificação não aceitam serem derrotados pela base partidária que, desde a tentativa de acordo com Marina Silva, vem dizendo não a sua política dentro do PSOL.

*A pré-candidatura de Babá construindo a unidade e lutando pela democracia interna!

Os companheiros da pré-candidatura de Martiniano estão preocupados com a postura dos militantes da CST e dos apoiadores de Babá, porque essa organização e seus aliados mesmo reconhecendo que existem diferenças de fundo dentro do partido, tem conseguido construir unidade com os companheiros pró Plínio para defender a democracia e a existência de um PSOL de luta. Os companheiros, secundarizando o debate político, atacam a CST para negar que o perfil e a política da candidatura de Babá é em prol da construção do partido. Infelizmente política não corroborada com os apoiadores da pré-candidatura de Martiniano.

Não é nossa pré-candidatura que vem fazendo “manobras, jogadas e lobbies” para chantagear o Partido e tentar impor uma posição política. Não é babá que organiza “tramóias” para impedir a livre divulgação de informações no PSOL.

Os militantes da pré-candidatura do Babá estão muito orgulhosos e felizes pelo importante papel que a mesma vem cumprindo. Proporcionando debates fundamentais para o conjunto do partido, defendendo de fato o programa fundacional e construindo junto com os companheiros da pré-candidatura de Plínio não só o partido, mas também a nova central sindical, política desprezada pelos companheiros do MES que distantes da luta de classes apostam somente na inserção parlamentar para garantir a aparição do PSOL.

Brasília foi só um exemplo da capacidade que a pré-candidatura do companheiro Babá tem de construir a unidade dentro do PSOL com o objetivo de fortalecer essa ferramenta para a classe trabalhadora e do povo pobre.

Em defesa da democracia interna e contra o oportunismo e o golpismo!

Corrente Socialista dos Trabalhadores - CST

Um comentário:

  1. Camaradas,

    É vergonhoso a forma com que vem se comportando a coordenação da campanha e o próprio pré-candidato Martiniano Cavalcante, isto nos mostra que a base do PSOL deve ficar atenta às políticas sorrateiras e reacionárias de alguns “fundacionais” desse partido que ao meu ver tenta a todo custo tomar posse da sigla, atos que conhecemos bem aqui no maranhão com o exemplo do clã-Sarney e seus partidos satélites.

    Camarada babá, firme na luta acreditamos que "ou a revolução é socialista, ou será uma caricatura de revolução" no caso a proposta de Martiniano nem uma coisa nem outra, o que querem é reformar o capitalismo como fazem o PT e seus bajuladores e oligarcas.

    ResponderExcluir