terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Carta à Direção Nacional do PSOL

Companheiros

Dirijo-me à direção Nacional para, ao mesmo tempo, fazer uma reclamação de protesto e solicitar providências a respeito das declarações dadas pela presidente nacional de nosso partido, companheira Heloísa Helena, que foram publicadas no Estado de São Paulo de 23 de Janeiro de 2010 sob o título: “Heloísa contraria PSOL e reitera apoio a Marina”.

Segundo a matéria a companheira Heloisa Helena declarou o seguinte: “Quero deixar claro que todo o respeito, admiração e amizade que tenho por Marina estão preservados. Ela é competente, honesta, sensível e absolutamente preparada. Torço muito para que ela seja eleita”, disse Heloisa. “Onde Marina entender que eu posso ajudar, com minha experiência, na construção do programa, vou contribuir, especialmente em segurança pública, saúde e educação”, ofereceu a ex-senadora, sempre segundo a matéria publicada no site Edição.

Mais à frente na matéria Heloisa afirma: “vejo com tristeza, mas acato. Nem minha candidatura à Presidência da República era consenso no partido. Existiam pessoas que queriam minha candidatura apenas pelo eleitoralismo, para ajudar nos Estados”.

Visto que não apareceu nenhum desmentido por parte da companheira, temos que concluir que a declaração foi verdadeira. Considero lamentável que a companheira Heloisa Helena declare que torce pela vitória da candidata do PV, desrespeitando a decisão da Executiva Nacional que, com a sua participação e declaração favorável, decidiu encerrar as negociações com o PV, à par que deliberou pela realização de dez debates prévios com as três pré -candidaturas que disputam no interior de nosso partido qual será o candidato à presidência da República: Plínio de Arruda Sampaio, Babá ou Martiniano Cavalcanti, a ser definido na Convenção Nacional do P-SOL em abril de 2010.

Além de desrespeitar as decisões partidárias e a militância que está envolvendo-se democraticamente com as três candidaturas apresentadas até o presente momento, a companheira ainda acusa de eleitoralistas os militantes e dirigentes de nosso partido que defendíamos a sua candidatura à presidência da República, o que seria o fato mais natural já que ela é principal liderança pública de nosso partido, com possibilidades de quebrar a falsa polarização entre os candidatos de Lula e FHC. Além disso, é um desrespeito particular ao companheiro Martiniano Cavalcante, cuja pré-candidatura foi proposta publicamente por ela no Diretório Nacional em dezembro de 2009, e lançada oficialmente por nota assinada por ela após dita reunião da Executiva Nacional do PSOL.

Solicito à direção Nacional de nosso partido que tome providências junto à companheira Heloisa para que a mesma, mesmo descontente com a decisão do PSOL, respeite as instâncias partidárias e que venha dar apoio ao candidato que for vitorioso em abril na Convenção eleitoral de nosso partido, e que a mesma não declare mais nenhum apoio à candidata do PV, Marina Silva.

Saudações Socialistas

Babá

Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário